Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

Cortex-M55 somando ao Ethos-U55 superam 480x mais poder e desempenho para desenvolvimento de soluções com IA em sistema baseados em ML, ampliando excepcionalmente o desempenho energético.

Com a adoção do Cortex-M55 e em especial o uso do Ethos-U55 em microcontroladores, os sistemas se tornam muito mais eficazes e inclusive seguros, já que muito do processamento prévio para IA e DSP passa a ser feito no próprio embarcado sem onerar seu desempenho e consumo energétco. Um exemplo prático e muito demandado é o reconhecimento de voz para comandos de audio (Automatic Speech Recognition - ASR), que quando envolvendo microcontroladores depende do envio de amostragens da voz para servidores especializados, ou tem um desempenho muitas vezes ineficaz para uso em produção, porém com a adoção do Cortex-M55 seu coprocessador Ethos-U55, isso se reduz nos cenários mais comuns, tornando tais projetos viáveis, com baixa latência e menor custos por depender menos de conexões com internet. Não havendo tanta necessidade de conexão com a internet, aumenta drasticamente a segurança, já que nos cenários mais comuns não é necessário usar um servidor de apoio para o processamento de audio.

Obseve que o uso de microcontroladores é bem diferente de processadores de aplicação, entenda que microprocessadores usados em microcontroladores por mais poderosos que sejam são mais limitados que processadores usados em equipamentos com os usados em Raspeberry PI, para citar apenas o mais comum. O Rapsberry PI usa um Cortex-A que é uma arquitetura voltada para Aplicação e tem poder para tornar um SmartPhone Real e até substituindo Desktops como seu notebook quanto a navegação, edição de texto e até videos na internet. Mas microcontroladores por mais poderosos como os usados na linha Teensy que usam a linha Cortex-M4F.

Diante disso veremos uma enxurrada de novos placas para IoT em especial com ASR (Reconhecimento Automático da fala), Mídia e DSP muito mais capazes e inteligentes, sem onerar o consumo energético e sem tornar complicado o desenvolvimento, em muitos casos códigos desenvolvidos usando DSP e ML terão um desempenho melhorado em mais de 400x com um consumo de 25x mais energia, ainda sim sendo muito eficaz, pois demandará muito menos uso de internet e assim trazendo a segurança citada.

Gráfico da Eficiência Energética
Gráfico da Eficiência Energética

O Cortex-M55

O Cortex-M55 é o processador Cortex-M mais qualificado em IA da atualidade para uso em microcontroladores, ele é capaz de oferecer 15x mais performance em algoritmos de ML que os demais microcontroladores, sem alterar o código original, o que traz grande vantagem para os projetos que já estão consolidados e aprovados, ele também é capaz de trazer 5x mais desempenho a projetos que sejam especificamente de DSP, já que possuem nativamente uma unidade de ponto flutuante do tipo “Half Precision Float Point” (Ponto flutuante representa do em 16bits) e “Full Precision Float Point” (Ponto flutuante representado em 32bits), e ainda podem lidar com operações de ponto flutuante de dupla precisam ou seja 64bits.

Os microcontroladores baseados em Cortex-M55 são os primeiros a incluir a tecnologia Helium, que estende a arquitetura Armv8.1-M (arquitetura comumente usada nos Cortex-M) com mais 150 novas instruções Escalares e Vetoriais. O processador baseado em Cortex-M55 por sí só é capaz de lidar eficientemente com aplicações ML aumentando seu desempenho, porém pode ser adicionado de um coprocessador Ethos-U55 ampliando ainda mais sua capacidade para projetos mais complexos e que demandem mais eficiência.

Algumas novas instruções customizadas serão adicionadas no próximo ano, em 2021.

Tabela de Características

Architecture Armv8.1-M
Bus interface AMBA 5 AXI5 64-bit master (compatible to AXI4 IPs)
Pipeline 4-stage (for main integer pipeline)
Security Arm TrustZone technology (optional)
DSP extension 32-bit DSP/SIMD extension
M-Profile Vector Extension (MVE) Helium (optional)
Floating-point Unit (FPU) Optional
Coprocessor interface 64-bit (optional)
Instruction cache Up to 64KB with ECC (optional)
Data cache Up to 64KB with ECC (optional)
Instruction TCM (ITCM) Up to 16MB with ECC (optional)
Data TCM (DTCM) Up to 16MB with ECC (optional)
Interrupts Up to 480 interrupts + Non-maskable interrupt (NMI)
Wake-up Interrupt Controller (WIC) Internal and/or external (optional)
Multiply-accumulate (MAC) / cycle Up to:
  2 x 32-bit MACs/cycle
  4 x 16-bit MACs/cycle
  8 x 8-bit MACs/cycle
Sleep modes Multiple power domains
  Sleep modes (sleep and deep sleep)
  Sleep-on-exit
  Optional retention support for memories and logic
Debug Hardware and software breakpoints
  Performance Monitoring Unit (PMU)
Trace Optional Instruction trace with Embedded Trace Macrocell (ETM), Data Trace (DWT) (selective data trace), and Instrumentation Trace (ITM) (software trace)
Arm Custom Instructions Optional (available in 2021)
Robustness ECC on instruction cache, data cache, instruction TCM, data TCM (optional)
  Bus interface protection (optional)
  PMC-100 (Programmable MBIST Controller, optional)
  Reliability, availability and serviceability (RAS) extension

O que é Ethos

Ethos, representado neste publicação pelo Ethos-U55 é a primeira unidade de processamento Neural da ARM, chamado microNPU, projetado para atender as demandas de microcontroladores da família Cortex-M, incluindo Cortex-M55, Cortex-M33, Cortex-M7, and Cortex-M4, esta unidade atua como um coprocessador sendo conectada ao processador principal do microcontrolador, da mesma forma que ocorre com as Unidades de Ponto Flutuantes para os microcontroladores da linha Cortex-M4F por exemplo.

Digrama de Blocos do microNPU Ethos
Digrama de Blocos do microNPU Ethos

Esta nova arquitetura de unidade de processamento é totalmente integrado com as ferramentas de desenvolvimento Cortex-M (toolchain), fornecendo uma elevação de performance excepcional sem maiores complexidades a nível de software. O Ethos-U55 oferece uma performance para ML 32x maior para o Cortex-M55 quando demandando por sistemas ML, e além disso, melhora o desempenho de funcionamento da ML em 480 vezes comparado a geração Cortex-M anterior. A Configuração Ethos-U55 funciona em pequeno espaço no chip, apenas 0.1mm2 (1 décimo de milímetros quadrados) do chip quando usando tecnológia de fabricação de 16nm, o que o torna ideal para aplicações IA sensíveis ao custo, e dispositivos limitados quando ao fornecimento de energia.

A nível de software a adoção do Ethos-U55 não complicação nenhuma a nível de desenvolvimento, sendo transparente a migração do código existente para os novos microcontroladores, tendo assim toolchain integrado os novos recursos do Cortex-M55 e do Ethos-U55 quando este estiver presente.

e este tal de Corstone

Proposta de Arquitetura para um microcontrolador baseado na especificação Corstone-300
Proposta de Arquitetura para um microcontrolador baseado na especificação Corstone-300

Corstone-300 é um projeto Arquitetural sugerido pela ARM aos fabricantes de microcontroladores que venham adotar a processador Cortex-M55, é uma forma rápida de incorporar os novos processadores com ou sem Ethos-U55 em um projeto de SoC. Trazendo segurança a nível do chip com a Arquitetura TrustZone para Armv8-M fácil e rápido e com a robustez necessária a todo o chip.

O uso do Corstone-300 pelo fabricante do microcontrolador também facilita o desenvolvimento de software por terceiros para o microcontrolador com a adoção do Trusted Firmware-M (TF-M), um algoritmo open source para uso do TrustZone, e finalmente facilitando e acelerando a rota de obtenção do certificado PSA.

Diagram de Blocos do Cortex-M
Diagram de Blocos do Cortex-M

Helium

Como dito, o Cortex-M55 é o processador ARM Cortex-M mais qualificado a trabalhar com IA. É o primeiro a adotar a tecnologia de processamento vetorial Helium, trazendo assim avanços, eficiência energética em processamento de sinais e performance em ML.

Helium introduz o conceito de “beat”, que corresponde ao peso de operações aritméticas de 32-bits. No Cortex-M55, o Helium foi construída com base em dual-beat per tick ou seja o processamento de 64-bits por clock do processador. Sendo mantido um barramento de 64 bits com a memória e escalando os caminhos dos dados das unidades de execução de cordo com este comprimento, mantendo um equilíbrio entre o custo do sistema e a energia usada, enquanto é entregue uma significante elevação da performance computacional em processamento de sinais e ML.

Helium torna nativo o processamento de ponto flutuante de 16-bits (half precision float point) o que é novidade na família Cortex-M. Traz também suporte para múltiplos tipos de dados, o que dá mais poder ao desenvolvedor para optimizar o uso da mémoria atingindo a performance desejada em seu algoritmo. E finalmente dá suporte tanto para processamento de 8-bit, 16-bit e 32-bits tanto para processamento vetorial como escalar com tipos inteiros, e provê operações nativas vetoriais e escalares para fp16 e fp32 (half precision float point e full precision float point), seem esquecer a capacidade para lidar com fp64 (double precision float point).

Para otimização da area e consumo de energia, o banco de registradores na unidade de ponto flutuante é reusado para processamento vetorial. A ARM garante em suas pesquisas internas que tal compartilhamento não impacta na performance.

Facilitando o desenvolvimento

A Tecnologia Helium de processamento vetorial integra o processamento de sinais e o desenvolvimento de soluções em Machine Learning uma unica ferramenta (toolchain) para maior produtividade e facilidade. Ele funciona com bibliotecas de ML existentes, CMSIS-NN e CMSIS-DSP tanto para ML clássico e DSP como com os mais comuns frameworks ML, tal como, TensorFlow Lite Micro. Tornando o projeto, desenvolvimento e manutenção de aplicações baseados em AI para IoT facílimo e rápido, com o menor risco e custo possível.

Veja a adaptação do TensorFlow Lite Micro para o Cortex-M55 e verá como é simples.

Referências

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em